google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : EM SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO AINDA EXISTE TRADIÇÃO DE SER COMPADRE DIANTE A FOGUEIRA

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 24 de junho de 2010

EM SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO AINDA EXISTE TRADIÇÃO DE SER COMPADRE DIANTE A FOGUEIRA

 “São João disse, São Pedro confirmou, você é o meu padrinho que Jesus Cristo Mandou”.Assim fizemos ontem a noite eu e o compadre  Chico Mariano. A frase, talvez conhecida por poucos – através de relatos orais – e despercebida da maioria, reflete o aspecto sagrado que circunda o simbolismo da fogueira de São João.
Prática comum na região da Galiléia, as fogueiras eram acesas para fazerem anúncios ou encaminhar mensagens, confirmando situações previamente combinadas. Como, por exemplo,  o nascimento de João Batista, filho dos anciões Zacarias e Isabel. Ao ser visitada pela prima Maria – mãe de Jesus – durante a sua gravidez, Isabel informou-lhe que no instante do nascimento da criança o velho Zacarias acenderia uma fogueira e quando o clarão fosse visto, ao alto da colina, seria a confirmação que a jovem Maria deveria seguir para ajudar Santa Isabel nos primeiros instantes de São João Batista.
Os aspectos inerentes à religiosidade, tão dispersos da festa que leva o nome de um dos mais influentes seguidores de Cristo, não ditam as regras das tradições deste momento. No entanto, verifica-se que festa junina sem fogueira é a mesma coisa que natal sem árvore ou Papai Noel.
Nesta noite, as fogueiras estão acesas em uma considerável parte do Brasil. Algumas cidades da região Sul, pouquíssimos municípios entre o  interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo; com mais recorrência no Centro-oeste e região Norte, mas em todos os municípios da Região Nordeste, incluindo a porção norte de Minas Gerais.
Para os que apreciam essa identidade junina, recomendamos aproveitá-la, principalmente em família. Aos que não gosta, a sugestão é conhecer a bela história que origina esse rito.
MOMENTO QUE EU E CHICO MARIANO FOMOS COMPADRE.São João disse, São Pedro confirmou, você é o meu padrinho que Jesus Cristo Mandou”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!