google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Poucos conhecem a verdadeira história da bandeira brasileira

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Poucos conhecem a verdadeira história da bandeira brasileira

Quando a crianças em fase de aprendizado educacional, se pergunta quais são as cores da atual bandeira nacional, elas respondem imediatamente: -“verde, amarela, branca e azul. O verde são as matas, o amarelo o ouro, branco a paz” e quando chega ao azul divergem, uns dizem: “o azul é o céu”. Outros: “o azul é o mar”. Os que não sabem (a grande maioria dos brasileiros) pasmem! Os que já sabem, fica o registro pela luta pela verdade. A bandeira brasileira (a atual), adotada em 19 de novembro de 1889, de fato não representa o que diz representar.

Primeiro é interessante ressaltar o cuidado dos republicanos de 1889. No primeiro golpe de Estado do Brasil, a proclamação da república, os golpistas imediatamente fizeram questão de afastar qualquer traço do Império no novo governo. Sendo assim, Rui Barbosa, o republicano que se arrependeu de ter contribuído com o golpe e durante sua vida se martirizou por isso, sugeriu uma bandeira semelhante ao dos Estados Unidos da América. A bandeira foi hasteada pela primeira vez na redação do jornal 
A Cidade do Rio e no navio Alagoas, que conduziu a Família Imperial ao exílio. Porem a bandeira durou pouco, apenas 4 dias, quando em 19 de novembro daquele ano, adotou-se o formato da atual bandeira, que já passou por várias alterações depois de ser instituída e possui o lema positivista: Ordem e Progresso.









DETALHE






IMPORTANTE: o verde e o amarelo da atual bandeira brasileira são cópias da bandeira Imperial. O verde é a cor da Casa de Bragança, de Dom Pedro I e o amarelo é a cor da Casa de Habsburgo, de Dona Leopoldina. Portanto a república num ato sem precedentes adotou os símbolos da monarquia e continua a mantê-los nos dias de hoje.

Ponto a ser analisado: não se sabe se os republicanos não conheciam os esquemas de cores ou não tinham o “conhecimento” para discernir a questão, ou ainda, até os “republicanos” eram monarquistas. De toda forma o brasileiro foi e continua sendo enganado pelos republicanos. A partir dos anos em que a didática escolar passou a ser mais rigidamente controlada pela república, os livros escolares passaram a ter um cunho explicativo para a questão da bandeira, por isso as crianças continuam aprendendo que o azul representa a água e/ou o mar, o verde as matas, o amarelo o ouro, o branco a paz e que a bandeira brasileira é genuinamente republicana.
Mentiras da República.
Apenas mais uma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!