google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Agrotóxico, o veneno oculto: Presente em frutas e verduras, consumo pode gerar doenças

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

terça-feira, 3 de julho de 2012

Agrotóxico, o veneno oculto: Presente em frutas e verduras, consumo pode gerar doenças


Agrotóxico, o veneno oculto: Presente em frutas e verduras, consumo pode gerar doenças
Consumidor não tem como verificar quantidade de agrotóxicos presentes em verduras e legumes na feira

Boa parte da população ainda desconhece o significado da palavra agrotóxico, que pode ser substituída por outra bem mais simples: veneno. O consumo diário de frutas e verduras com essa substância pode desencadear uma série de doenças no nosso organismo. Para quem não sabe, o agrotóxico é tão forte a ponto de matar as pragas nos alimentos e também ocasionar danos irreversíveis à saúde do ser-humano.

Dentre os problemas causados estão intoxicação, depressão, má formação congênita e câncer. Há três anos, o Brasil se tornou o país campeão no consumo de produtos com agrotóxicos. Deixar de consumir frutas e verduras seria a única forma de evitar o consumo de agrotóxicos, mas como isso não é possível, o jeito é tentar reduzir ao máximo a ingestão de alimentos contaminados.

O grande problema é que não há como saber, na feira, em quais frutas e verduras a concentração de agrotóxicos é prejudicial.

Apenas testes de laboratórios e o controle feito anualmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) podem precisar quanto de agrotóxico há em cada um dos alimentos. A Anvisa recomenda aos consumidores que prefiram produtos com origem identificada.

A situação é complicada, visto que as frutas são – a princípio – benéficas para o organismo e sua ingestão diária é indicada por médicos e nutricionistas e tirá-las da dieta não seria o mais adequado. O problema dos agrotóxicos tem origem nas lavouras, quando os agricultores usam agrotóxico para o cultivo das frutas, que acabam crescendo mais rápido.

A comerciante Veranice Barbosa Medeiros tem consciência que as frutas que vende podem conter níveis irregulares de substância tóxica, mas diz que é impossível se livrar dos agrotóxicos. “Infelizmente não sabemos a procedência das frutas que vendemos, então o que podemos fazer é orientar os consumidores sobre a melhor forma de lavá-las, para retirar o excesso”, declara.

Um estudo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), apresentado durante a Cúpula dos Povos na Rio+20, revelou que o brasileiro consome quilos de agrotóxicos por ano. Segundo o estudo, o produto que mais recebe o veneno é a soja transgênica.

A nutricionista Ana Paula Leal explica que o agrotóxico em excesso pode causar danos à saúde e lembra que alguns são cancerígenos. “A substância vai se acumulando aos poucos no organismo até surgirem os problemas”, declara. Segundo ela, pessoas alérgicas têm maior probabilidade de sofrer com as alergias devido ao consumo das frutas com agrotóxicos. “É possível até que surja a intoxicação”, comenta a nutricionista.

Idosos e crianças também são mais vulneráveis à ação desses alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!