google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Ativistas brasileiros reprovam teste caseiro de HIV aprovado nos EUA

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sábado, 14 de julho de 2012

Ativistas brasileiros reprovam teste caseiro de HIV aprovado nos EUA



Ativistas brasileiros reprovam teste caseiro de HIV aprovado nos EUA
Aprovado na semana passada, nos Estados Unidos, o teste OraQuick é capaz de identificar o vírus HIV pela saliva. Mesmo sem previsão de chegada ao Brasil, ativistas já estão receosos que a empresa americana tente investir no mercado brasileiro. Na reunião do Fórum de ONGs/Aids do Estado de São Paulo, nesta sexta-feira (13), militantes criticaram o novo modelo de teste.

O presidente do Fórum, Rodrigo Pinheiro, defendeu a importância do aconselhamento, antes e depois da descoberta do vírus. " O OraQuick disponibiliza um telefone de call center, mas não acredito que isto seja suficiente" , afirma. " Quando uma pessoa descobre que está com o vírus da aids, ela deve receber uma atenção especial e ser encaminhada para um serviço especializado para receber o atendimento adequado e o tratamento, quando necessário" , completa.
Rodrigo disse ter receio do investimento da empresa norte-americana no Brasil e já alertou os representantes das ONGs para não cederem, caso a empresa faça alguma proposta. " Aqui, eles não devem querer vender o teste em farmácias como é feito nos Estados Unidos, pois vai ser muito caro. Eles provavelmente irão procurar as programas governamentais para comercializar o teste" , diz.

O presidente do Fórum acredita que a solução para o país é investir nos testes rápidos, que são mais econômicos e eficientes.

Preservativos

Outro assunto abordado na reunião foi a isenção do ICMS para preservativos. Em audiência pública realizada pela Comissão de Seguridade Social e Família do dia 5 de julho, em Brasília, o Ministério da Saúde e as ONGs de DST/aids questionaram se esta isenção é realmente efetiva para os consumidores.

Os fabricantes de preservativos afirmam que há sim uma redução no valor do produto comercializado. Já o Ministério da Saúde alega que precisa ter condições de monitorar os custos e receitas das empresas e, assim, ter garantias de que o desconto estaria sendo repassado para o consumidor final.

Rodrigo, que esteve no debate em Brasília, contou que os fabricantes afirmam que o consumo do produto ficou estabilizado nos últimos cinco anos porque o governo aumentou o volume de preservativos distribuídos gratuitamente. Isto significa que a população teria parado de comprar camisinhas por recebê-las de graça.

Entretanto, o presidente do Fórum afirma não ter informações de que a população teve mais acesso a estes preservativos gratuitos, e pediu para que os outros ativistas observem como a população tem se protegido das DST/aids e que tragam estas conclusões na próxima reunião do Fórum, em agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!