google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Cubanos encontram formas de controle biológico para o ácaro do coqueiro

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cubanos encontram formas de controle biológico para o ácaro do coqueiro


No controle biológico, a praga é atacada por um microorganismo que, nesse caso, trata-se de fungo Hirsutella que se alimenta da parte interna do corpo do ácaro matando-os e reduzindo sua quantidade no espaço de dois a quatro dias. “A eliminação definitiva da praga é muito difícil, mas a redução obtida é significativa e vem sendo realizada de forma economicamente, socialmente e ecologicamente correta”, afirma o pesquisador cubano Reinaldo Israel Cabrera, do Instituto de Investigaciones de Citricos y Frutales La Habana.
Segundo Cabrera, o problema do ácaro da necrose do coqueiro é grave em Cuba e afeta cerca de 40% da produção de coco no país. Ele salienta que os problemas de Cuba e Brasil são muito parecidos, pois muitas das pragas mais danosas são comuns aos dois países. Estudos visam reduzir as pragas que afetam os cítricos e coqueiros. "Uma boa forma de controle é o biológico. Os pesticidas químicos são muitos prejudiciais às pessoas e ao meio-ambiente. Portanto, é necessário fazer um trabalho de conscientização sobre o assunto”, diz ele.
 As informações do técnico cubano foram feitas durante a visita dele à Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Aracaju. Sobre as diferenças entre os estudos dos temas no Brasil e em cuba, o pesquisador complementa: “Tenho visto que em Cuba os estudos são realizados de forma a evitar as aplicações de pesticidas químicos que são menos usados em Cuba que no Brasil. Em Cuba é feito por necessidade econômica e de preservação dos ecossistemas e da saúde pública”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!