google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Mulheres do Cariri se mobilizam contra violência nesta 4ª

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Mulheres do Cariri se mobilizam contra violência nesta 4ª


Image
 
As mulheres produtoras rurais do Cariri paraibano vão promover um apitaço nas ruas do Centro de Monteiro numa mobilização pelo fim da violência contra a mulher do campo. O ato, que acontece nesta quarta-feira, dia 25, vai marcar a celebração pelo dia do agricultor, 28 de julho.

O grupo vai se concentrar na feira agro ecológica da cidade, a partir das 7h, onde também vão promover uma panfletagem sobre o tema. De lá, elas seguem em caminhada até o campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde participam de uma oficina sobre participação política.

A Paraíba é o estado brasileiro com o 4º maior índice de violência contra a mulher: em 2010, a cada 100 mil mulheres paraibanas, seis foram assassinadas, somando 117 homicídios, de acordo com o Mapa da Violência, realizado pelo Centro Brasileiro de Estudos Latino Americanos.

A maior incidência é de mulheres entre 20 e 29 anos (7,7 para cada 100 mil), população que morre em casa, vítima de violência doméstica (64,2% das mortes neste grupo foi registrada na residência da vítima, enquanto outros 23% morrem na rua).

O problema não é registrado apenas no ambiente urbano: as mulheres trabalhadoras rurais estão expostas aos mesmos problemas e a outros, próprios do ambiente rural. Além da violência psicológica, elas também lutam contra a violência patrimonial, muito comum no campo. Situação comum, por exemplo, é que as mulheres não gozam do direito ao descanso semanal: enquanto os homens repousam no domingo, elas continuam na lida doméstica, o que gera inclusive problemas de saúde.

O ato público e a oficina fazem parte das ações promovidas pelo projeto “Autonomia: Mulheres do Cariri”, realizado pela Concern Universal Brasil e Cunhã Coletivo Feminista com o cofinanciamento da União Europeia.

O projeto pretende trabalhar com 600 mulheres de 30 grupos produtivos de oito cidades da região do Cariri até 2015 e ajudar na organização comercial e política destes grupos, contribuindo para gerar renda e autonomia das mulheres envolvidas e suas famílias.
Aline Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!