google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : O leite nosso de cada dia

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 12 de julho de 2012

O leite nosso de cada dia



Alimento presente na dieta de todos desde a infância, o leite pode ser de vaca, cabra etc. Não importa de qual espécie de animal deriva, ele é ingrediente de receitas deliciosas e possui uma infinidade de derivados
Ele é o nosso primeiro alimento, fazendo parte da nossa dieta nutritiva desde o nascimento. É consumido de forma direta ou através de uma série de derivados que constituem elementos importantes da nossa alimentação. O leite é um alimento de extrema importância para a saúde humana e é ingrediente de receitas doces e salgadas presentes no café da manhã, almoço, lanches e jantar. Difícil fugir de sua presença. Mais difícil ainda, resistir ao seu sabor.
Gastronomicamente, o leite é um ingrediente rico e que agrega sabor a pratos diversos, de molhos e cremes a deliciosas sobremesas que desafiam a gula. Tecnicamente, é um líquido secretado da glândula mamária de diferentes mamíferos, sendo extremamente apropriado, em virtude de sua riqueza em nutrientes, na alimentação inicial da cria ou filhote. “O leite é considerado uma emulsão natural perfeita, de alto valor nutricional e importante como alimento em todas as idades”, explica Cláudio Guimarães, professor e coordenador do Laboratório de Laticínios da Universidade Federal do Ceará. “Alimento completo por sua biodisponibilidade de nutrientes, o leite é rico em proteínas de alto valor biológico, minerais, sobretudo o cálcio, e vitaminas lipo e hidrosolúveis”.
Em condições normais, o leite é composto por água (87,25%), gordura, proteínas, açúcares (lactose) e sais minerais. “Para um crescimento considerado normal, é indispensável que se tome leite todos os dias”, esclarece o professor Guimarães. “Crianças devem tomar de três a quatro copos por dia; adultos, de dois a três. Já gestantes, mulheres que estejam amamentando e idosos, de quatro a seis copos por dia”, indica. “O leite ajuda no crescimento, contribui para a formação dos ossos, músculos e dentes fortes, regula o sistema nervoso, aumenta a resistência às doenças infecciosas e ainda desperta o apetite”, enumera Cláudio.
Características peculiares

Toda fêmea mamífera é uma produtora em potencial de leite. Apesar de, no Brasil, o leite mais consumido ser de origem bovina, outras espécies de animais também têm seu leite disponível para o consumo humano. Cada tipo de leite varia a partir de uma série de fatores e características peculiares das espécies, tornando sabor, textura, cor e composição diferentes. “O leite de búfala embora apresente alto teor de gorduras totais, tem coloração branco-azulada ao invés de amarela”, exemplifica. “Uma outra característica do leite bubalino é que, embora tenha maior teor de gordura, tem muito menor taxa de colesterol que o leite bovino, além de apresentar maiores perfis de proteínas e cálcio que o de vaca, este de coloração branca e opaca, ligeiramente mais viscoso que a água”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!