google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Técnicas que ajudam a aumentar a produção de leite na fazenda

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Técnicas que ajudam a aumentar a produção de leite na fazenda


A pecuária de leite é uma atividade produtiva de grande importância social e econômica. Ela é praticada, principalmente, por pequenos e médios produtores rurais e a maioria dos sistemas de produção de leite emprega apenas a mão-de-obra familiar. As tecnologias, desenvolvidas e/ou adaptadas pela Embrapa Acre estão ajudando os produtores a elevar a capacidade produtiva, a rentabilidade e a qualidade do leite produzido.
As inovações envolvem um conjunto de tecnologias que vem contribuindo para resolver problemas como a superlotação do pasto, o baixo padrão genético do rebanho e a degradação das pastagens, principais fatores que impedem o desenvolvimento da pecuária de leite em várias regiões.
Destacam-se oito tecnologias - o pastejo rotacionado, uso de cerca elétrica, suplementação com cana e uréia, arborização de pastagens, consorciação de pastagens com amendoim forrageiro, inseminação artificial, controle zootécnico e financeiro da propriedade e as boas práticas na ordenha manual –que têm contribuído para garantir retorno financeiro e ganhos ambientais.
O melhoramento genético do rebanho é outro fator da maior relevância e que produtores estão adotando. Eles aprenderam com técnicos da Embrapa Acre as facilidades e vantagens da inseminação artificial e passaram a utilizar sêmen de touros provados de raças leiteiras em cruzamentos. Em algumas propriedades, a produção de leite por lactação aumentou de 662 kg/vaca para 1.329 kg/vaca e a produção anual aumentou de 14.312 kg de leite para 20.518.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!