google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Tomateiro tolerante a metal pesado já foi identificado pelos pesquisadores

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Tomateiro tolerante a metal pesado já foi identificado pelos pesquisadores


O estudo desenvolvido pelos pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros foi estimulado diante do crescente número de casos de contaminação dos solos por metais pesados que tem afetado a produtividade das culturas agrícolas, além de representar risco iminente aos alimentos. “Isso ocorre porque alguns destes contaminantes, tais como o Cádmio, são muito parecidos com micronutrientes, sendo assim absorvidos com mais facilidade pelas plantas”, lembra o engenheiro agrônomo Fernando Angelo Piotto. O pesquisador trabalha agora para selecionar cultivares de tomateiro tolerantes ao metal pesado Cádmio, com objetivo de entender melhor as alterações genéticas, fisiológicas e bioquímicas destas plantas.
No Laboratório de Genética Bioquímica de Plantas, além de Fernando Piotto outros pesquisadores orientados pelo professor Ricardo Antunes de Azevedo, do Departamento de Genética (LGN), vem trabalhando com diversos aspectos relativos ao impacto dos metais pesados em plantas cultivadas. “Nosso germoplasma possui mais 300 acessos de tomateiro, com cultivares vindas de várias partes do mundo, além de várias espécies selvagens relacionadas ao tomateiro”, conta Piotto, que utilizou a variabilidade genética existente entre estes tomateiros para selecionar plantas mais tolerantes.
Ele revela que “até o presente momento, nós identificamos pelo menos uma cultivar mais tolerante ao Cádmio e uma mais sensível a este metal, e também uma planta mutante que apresentou maior tolerância ao Cádmio”. Contudo, Piotto pondera ser necessário tomar cuidado ao definir o que é tolerância a um determinado metal, pois em doses elevadas, nenhuma planta conseguiria se desenvolver na presença destes contaminantes.
De acordo com o estudo, que contou com apoio da Fapesp, CNPq e Capes, uma vez obtidas cultivares de tomateiro tolerantes ao Cádmio, estas plantas podem ser usadas para o cultivo em áreas antes impróprias para a agricultura. “Além disso, se o tipo de tolerância encontrada impedir que metal seja translocado para os frutos, teremos um alimento livre de contaminantes, o que é uma vantagem mesmo para áreas onde tais contaminações são reduzidas”, conclui Piotto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!