google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Aesa prevê que Cariri da Paraíba só terá chuva em fevereiro

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Aesa prevê que Cariri da Paraíba só terá chuva em fevereiro

O sofrimento do sertanejo paraibano deverá se estender por quase seis meses. A previsão da Agência Executiva de Gestão das Águas daParaíba (Aesa-PB) é de que as precipitações na região do Sertão, além do Cariri e Curimataú, só comecem em fevereiro de 2013. Até lá, possibilidade apenas de chuvas isoladas. Enquanto isso, 900 mil pessoas amargam os efeitos da estiagem.

Em toda a Paraíba, 195 municípios decretaram situação de emergência e dependem de carros-pipa para abastecimento de água, além da ajuda do Governo do Estado para alimentar os animais. Dos 121 açudes monitorados pela Aesa, sete estão sangrando e quatro têm quadro crítico, com menos de 5% do volume total.

Além de todo o transtorno vivido por quem convive diariamente com os efeitos da seca, há cidades que precisam enfrentar outro drama. Das 115 que necessitam do reforço de carros-pipa, apenas 40 firmaram o convênio que permite a entrega da ajuda. Os demais, segundo o coordenador estadual da Defesa Civil, Walber Rufino, possuem pendências financeiras que impedem a formalização do processo. “Estas cidades estão regularizando suas situações”, afirmou. Outros municípios são atendidos por carros-pipa do Exército. Em média, uma cidade conta com três caminhões por dia. Cada um leva oito mil litros.

Entre as ações do governo estadual para amenizar os efeitos da seca estão a distribuição de ração para salvar os animais e a recuperação de poços. Este ano, foram 426 recuperados, beneficiando mais de 90 cidades do Semiárido. “Ao todo, são R$ 20 milhões em investimentos, sendo 50% do Estado e 50% do Governo Federal”, ressaltou Rufino.


Inmet: normalidade de chuvas para 2013

“Estamos entrando no El Niño. Se o fenômeno for moderado e repetir o que ocorreu em 2012, a situação ficará complicada. Mas se o Oceano Atlântico ficar normal no próximo ano, com temperatura acima da média, será melhor”, analisou Ednaldo Araújo, chefe da seção de Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Embora não seja uma previsão, a maior possibilidade, segundo ele, é de que as condições climáticas se estabilizem e que, em 2013, ocorram mais chuvas no Sertão. Para os próximos dias, não há previsão de chuvas no Sertão. Só a partir de fevereiro as chuvas devem retornar à região. “A partir de junho, as precipitações diminuem muito nesse setor, e teremos apenas alguns episódios isolados”, alertou.


Governo distribui ração para salvar animais

O Governo do Estado vai abrir nesta semana mais quatro polos de distribuição gratuita de forragem de sorgo e milho para os rebanhos de produtores rurais dos 195 municípios atingidos pela estiagem. Os pontos de entrega da ração animal passarão de 10 para 14 cidades. Os quatro novos postos de entrega serão instalados em Pombal, Juazeirinho, Água Branca e Piancó, segundo o secretário da Infraestrutura e presidente do Comitê Integrado de Enfrentamento à Estiagem, Efraim Morais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!