google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Colesterol atinge crianças com histórico

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Colesterol atinge crianças com histórico


Para o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, comemorado ontem, o Ambulatório de Nutrição Clínica do Instituto Dante Pazzanese fez um levantamento que alerta os pais: cerca de 30% das crianças e adolescentes com histórico familiar de cardiopatias têm colesterol total elevado.
 
O estudo também mostrou que, do total de 100 crianças e adolescentes avaliadas na unidade, com idades entre 5 e 17 anos, 8% apresentavam uma quantidade de LDL, que é o “colesterol ruim”, aumentado, enquanto 45% apresentavam uma quantidade de HDL, que é o colesterol bom, abaixo do necessário.
 
Além dos níveis de colesterol elevados, 40% das crianças avaliadas eram sedentárias e 87% ingeriam quantidade excessiva de gorduras.
 
“O aumento do colesterol ruim e a diminuição do colesterol bom é uma das causas de doenças cardiovasculares. Por isso, a conscientização sobre a importância de uma alimentação adequada na infância é fundamental para um crescimento saudável”, diz Cristiane Kovacs, nutricionista do hospital estadual Dante Pazzanese.
 
Segundo a nutricionista da Unilver, Laís Aliberti, o colesterol é um tipo de gordura que está presente nos alimentos de origem animal e também é produzido no nosso organismo. “Ele é importante, pois participa na produção de vitamina D e de hormônios.  O HDL (colesterol bom) reduz o risco de acúmulo de gordura nas artérias e o LDL (colesterol ruim) deposita gordura nas artérias e dificulta o fluxo sanguíneo”, explica.
 
Laís acrescenta que para prevenir  o aumento do colesterol no organismo é importante ter hábitos saudáveis, trocando alimentos de gordura saturada por gorduras insaturadas. A prática de exercícios físicos também auxilia no combate. “Trinta minutos diários de atividades como caminhar e subir escadas já é suficiente”, completa.
 
Alimentos como o azeite, o abacate e a azeitona, ricos em gorduras monoinsaturadas, ajudam a aumentar a quantidade de colesterol bom no sangue. Já alimentos como queijo amarelo, carnes gordas ou com muita gordura aparente, pele de frango e coco, por exemplo, por serem ricos em gorduras saturadas, contribuem para o aumento do colesterol ruim se ingeridos em excesso.
 
Cristiane Kovacs alerta que a adoção de hábitos saudáveis na infância pode ser o caminho para a prevenção e o controle de problemas de saúde no futuro, pois hábitos inadequados adquiridos ao longo da vida são muito mais difíceis de serem modificados na fase adulta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!