google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Indeferimento de candidaturas confundem eleitores na região do Cariri

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Indeferimento de candidaturas confundem eleitores na região do Cariri

A grande quantidade de candidaturas indeferidas pela justiça tem provocado um verdadeiro nó na cabeça dos eleitores de várias cidades da região do Cariri.

Candidatos a prefeito e a vereador estão entre os que tiveram suas candidaturas indeferidas até a última semana, e isto tem deixado muitos eleitores na dúvida sobre se é possível sufragar seu voto ou não em quem detinha sua preferência e teve o registro de candidatura cassado. 

“Não estou entendendo mais nada. Meu candidato disse que eu podia votar nele, mas a justiça proibiu sua candidatura pelo que vi nos noticiários, então como vou ter certeza que se ele ganhar vai assumir de verdade?” Disse o popular Marcos Silva de Lima, conhecido como “Cariri”, na cidade de Serra Branca.

“Alguns amigos me disseram que candidatura indeferida é sinônimo de desonestidade, mas os candidatos afirmam que a situação vai ser explicada e que eles são candidatos realmente, então qual entendimento podemos ter?”,  indagou a agente de limpeza urbana Claudia Maria Araújo da cidade de Juazeirinho.

“Acho que vou perder meu voto, mas como meu candidato garantiu que vai resolver a situação depois de ganhar, então vou arriscar assim mesmo”, brincou o vendedor ambulante Célio Luís também da cidade de Serra Branca.

ENTENDA O QUE É UMA CANDIDATURA INDEFERIDA


Para concorrer a cargos eletivos, os/as pretendentes devem reunir as condições de elegibilidade exigidas pela Constituição Federal (Art. 14, §3º) e não configurar nenhuma das restrições estabelecidas pela Lei Complementar Nº 64, de 18 de maio de 1990.

Na ausência de uma daquelas ou na presença de uma inelegibilidade, o registro da candidatura poderá ser impugnado ou indeferido sem prejuízo da campanha eleitoral, que poderá se desenvolver. Conquanto, mesmo que tenha havido presença na urna eletrônica e votação, há possibilidade de ocorrência do espancado adágio "ganhou, mas não levou". (Fonte: http://jus.com.br/revista/autor/antonio-augusto-mayer-dos-santos)

Vale lembrar que como as atuais decisões estão sendo tomadas ainda em 1ª instancia, e com possibilidade de o candidato citado recorrer, ai sim é que a dúvida perdura ainda mais entre os eleitores de toda a região. 

VITRINE DO CARIRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!