google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Pesquisa sobre uso de forrageira de ciclo curto é iniciada no CDSA

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Pesquisa sobre uso de forrageira de ciclo curto é iniciada no CDSA


Verificar o comportamento do Milheto (planta forrageira de ciclo curto), cultivado em bases agroecológicas para utilização como alternativa de suporte às atividades pecuárias dos agricultores do Cariri Ocidental da Paraíba e testar o efeito de diferentes fontes orgânicas na produtividade da referida gramínea, é o objetivo de um projeto iniciado no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG em Sumé.
Essa pesquisa faz parte de uma grande proposta onde serão testadas outras gramíneas e leguminosas, herbáceas e arbóreas, objetivando a melhoria dos solos e disponibilização de biomassa para atender a demanda da atividade agropecuária do Cariri Paraibano, de maneira sustentável, contribuindo assim para a promoção do desenvolvimento local e regional.
O Milheto – Pennisetum americanum (L.) – é uma gramínea anual de origem africana, considerada o sexto cereal mais importante do mundo, empregado tradicionalmente com dois propósitos: seus grãos são usados para consumo humano, principalmente na África e na Índia, e a planta inteira pode ser utilizada como alimento para gado, na forma de capineira ou pasto.
A cultura apresenta além de rusticidade, ampla adaptabilidade aos ambientes semiáridos. É uma das plantas de maior eficiência na utilização da água e tem-se apresentado como excelente opção para cobertura dos solos nas áreas de plantio direto e como fonte de grãos e forragem para regiões com risco de oferta de água.
Com a manutenção da palha do milheto sobre o solo e a consequente criação de condições para o desenvolvimento e a manutenção da fauna microbiana, as pesquisas constataram maior aeração do solo e melhor distribuição dos nutrientes.
O projeto é coordenado pela professora Adriana Meira Vital e tem a participação de estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia do Centro.
Com Ascom
Rosenato Barreto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!